sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Arte da cura pelo SORRISO: Doutores da Alegria!



        
 Doutores da Alegria é a primeira instituição criada no país para levar solidariedade, humor, carinho, e o lirismo da arte do palhaço para crianças e adolescentes que estão internados em hospitais. Inspirada na experiência do palhaço Michael Christien que em 1986 montou a Clowncar Unit, o grupo foi criado pelo ator e palhaço Wellington Nogueira.

          
Nogueira explica porque aceitou levar o trabalho do grupo para as telas: “decidimos aceitar o convite para fazer o filme porque todos nós, artistas que trabalham em hospitais, tivemos nosso olhar sobre a vida modificado por essa experiência. Aprendemos o possível e o impossível de maneira mais próxima e real. Assim, tornou-se estratégico para nossa organização dividir com o publico esse olhar, ampliar o alcance dessa ação para que mais pessoas possam ter a oportunidade de mudar sua maneira de ver a vida e o mundo”, detalha o artista, que no Grupo interpreta o Dr. Zinho.

A organização atua em 10 hospitais, sendo 5 em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e três no Recife e já visitou mais de 350 mil crianças e adolescentes hospitalizados, desde 1991.

Doutores da Alegria foi o melhor filme do 3º Festival de Cinema Brasileiro de Nova York e o grande vencedor do Festival de Gramado em 2005





Quero ser um Doutor da Alegria!

Para ser um Doutor da Alegria é preciso ser artista profissional - palhaço ou ator especializado na linguagem do palhaço, com registro na DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

Processo Seletivo: Nossas seleções acontecem separadamente em cada uma de nossas sedes em média a cada dois anos e são amplamente divulgadas. Você pode acompanhar através de nosso site: em época de seleção um endereço especial de e-mail é criado, e através dele (ou pelos correios) os interessados devem enviar:

• currículo resumido - formação artística, principais trabalhos, experiências na linguagem do palhaço, habilidades artísticas, número de documentos (RG, CIC, DRT), idade, endereço e contatos;

• carta de interesse;

• duas fotos - uma de "cara limpa" e outra do palhaço.

A seleção busca conhecer quanto o participante domina a máscara do palhaço, a disponibilidade para o trabalho em parceria, o jogo e a prática de improvisação, além de ser um espaço para que cada participante demonstre seu repertório e habilidades. É feita em 3 fases eliminatórias:

1 - análise dos currículos e carta de interesse;

2 - oficinas de trabalho;

3 - um dia de trabalho no hospital com um palhaço veterano e entrevista.
Treinamento: Os selecionados passam por três meses de treinamento, atuando uma vez por semana num hospital parceiro dos Doutores da Alegria acompanhados por um palhaço-treinador. Além disso, participam de um dia semanal de treinamento na sede para aprofundamento da linguagem do palhaço, ajustes de sua formação artística para o ambiente hospitalar, reforço de conceitos, exploração do universo hospitalar, criação em duplas/trios e desenvolvimento do besteirólogo. Uma vez por mês os novos palhaços participam de rodas artísticas junto com os veteranos para integração do grupo.

Fora de épocas de seleção: Se você cumpre os requisitos acima, pode encaminhar seu currículo para elisa@doutoresdaalegria.org.br . Nós o arquivaremos e quando uma nova seleção for aberta, seu caso será analisado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário