sábado, 12 de março de 2011

Fred Astaire - A Magia da Dança + Fred Astaire - The Magic of Dance

   Inconfundível pela sua elegância, Frederic Austerlitz Jr, nascido em 10 de maio de 1899 começou fazendo shows com sua irmã Adele. Mais tarde, veio a se tornar um sapateador genial, com um porte inconfundível e muita técnica. Nos números de dança, exigia que se filmasse o corpo inteiro durante toda a coreografia, fazendo com que o público apreciasse ainda mais o espetáculo. Nunca repetia os passos. Cada coreografia tinha de ser nova por completo. Com uma carreira de mais de oitenta anos, Fred Astaire reinou por mais de três décadas, tendo em seu currículo quarenta e dois filmes.
           

  
Fred Astaire foi finalmente trazido do passado e instalado entre os bens culturais do século. Mais do que nunca, seus números de dança e suas interpretações de clássicos da música americana (muitos lançados por ele) podem agora ser consultados, como se consultam os poetas provençais, os compositores românticos ou os pintores impressionistas. E, melhor ainda, Fred Astaire deixou de ser o "epítome da nostalgia". Por sua causa, as pessoas começam a aprender que o interesse pelo passado e pela cultura do século 20 não tem nada a ver com "saudosismo" ou "nostalgia" - mas com a própria cultura. E um século que produziu Fred Astaire não pode ter sido.

             
Fred Astaire  Cid Charisse 

  O filme Era uma Vez em Hollywood (o primeiro, de 1975) foi um susto para muita gente. Continha extraordinários trechos de Astaire em seus musicais na Metro, nos anos 40 e 50. Já era então um Fred mais velho, mas em cores e com todos os recursos do estúdio mais rico do mundo. Pena que, por mais generosos, fossem apenas trechos. A platéia perdia o fôlego ao ver, pela primeira vez, Astaire dançando no teto em Núpcias Reais (1951) e rodopiando com Cyd Charisse em A Roda da Fortuna (1953) ou em Meias de Seda (1957), mas, no melhor da festa, a seqüência era cortada para entrar outra. Onde se escondiam os filmes completos? Naquela época, a Metro estava sendo retalhada como corporação: o estúdio fora vendido, cenários inteiros tinham sido demolidos e o acervo pertencia a diversas empresas que não se entendiam. Donde o estado de coisas, neste centenário de Fred, é o seguinte: todos os seus filmes estão disponíveis em um formato ou outro - VHS ou videolaser. O catálogo em DVD é insignificante, mas o DVD ainda está na sua fase lixo e vai melhorar. Em compensação, as trilhas de todos os seus filmes - entre eles os que ele fez com Rita Hayworth na Columbia, como Ao Compasso do Amor (1941) e Bonita como nunca (1942), e com Bing Crosby na Paramount, como Duas Semanas de Prazer (1941) e Romance Inacabado (1945) - existem em CD, algumas até em várias versões. Claro que nada disso foi lançado no Brasil, mas que diferença faz? Com a relativa facilidade para importar, a globalização e a Internet, quem gosta desse material deixou de ter qualquer problema para adquiri-lo.

   Astaire teve também um papel fundamental na história da música popular americana. Sua interpretação e musicalidade, combinadas com coreografias marcantes fizeram com que hoje mais de trinta músicas sejam imediatamente identificadas pelo publico com sua figura. George Gerschwin, Cole Porter, Jerome Kern e Irving Berlin, foram só alguns dos compositores que criaram musicas especificamente para ele.
   Em 1959 aceitou o convite para dirigir e produzir um especial de televisão, no qual gozaria de carta branca para fazer o que quiser. Chamou Hermes Pan, que lhe apresentou a jovem bailarina Barry Chase. O resultado foi “An Evening With Fred Astaire”, cujo enorme sucesso levou a realização de mais dois programas em 1960 e 61. A série arrematou mais de quarenta prêmios. Depois disso, Astaire só aceitou convites para atuar, e não mais dançar. Em 1981 a “American Film Institute” conferiu-lhe o “Life Achievement Award”, um prêmio especial para o conjunto da sua obra.

   Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia. Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção a dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo". Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.
Fez sua primeira apresentação no palco aos cinco anos com a irmã Adele, que o acompanhava em revistas musicais nos anos1920 em Londres. Estreou no cinema em 1915, fazendo uma pequena ponta e em 1933 com Joan Crawford em Dancing Lady. Nesse mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Os dois formavam uma parceria impecável (Ele dava classe a ela, ela dava sex-appeal a ele, explicou certa vez um diretor de estúdio). Hollywood tinha razão ao lhe conferir um Oscar especial em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema. Ginger Rogers, claro, foi quem lhe entregou o prêmio. apareceu ao lado de Fred e Adele Astaire em 1921.
   Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Ele deixou de ser dançarino em 1968 para passar a interpretar papéis dramáticos. Fora dos estúdios não gostava de dançar e dizia que as danças de salão o entediavam. Grande fã de corrida de cavalos, voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.

Filmografia


(*) filmes com Ginger Rogers
+++++++++++++++++++++++++++++++
Unmistakable for its elegance, Frederic Austerlitz Jr., born May 10, 1899 began touring with his sister Adele. Later went on to become a great dancer with a distinctive size and great technique. In the dance numbers, demanded that filmed the entire body throughout the choreography, making the audience enjoyed the show even more. Never repeat the steps. Each choreography had to be completely new. With a career spanning more than eighty years, Fred Astaire reigned for more than three decades, having your resume forty-two movies.
   Fred Astaire was finally brought up between the past and the cultural heritage of the century. More than ever, his dance numbers and their interpretations of classic American music (many launched by it) can now be found, as we consult the Provencal poets, composers romantic or impressionist painters. And better yet, Fred Astaire is no longer the "epitome of nostalgia." Because of you, people begin to learn that interest in the past and the culture of the 20th century has nothing to do with "nostalgia" or "nostalgia" - but with their own culture. And a century that produced Fred Astaire may not have been.
The film Once Upon a Time in Hollywood (the first, 1975) was a shock to many people. It contained excerpts from exceptional in their Astaire musicals in Metro, in the 40 and 50. Fred was then already an older, but in different colors and with all the resources of the studio world's richest. Too bad, no matter how generous they were just snippets. The crowd lost its breath to see for the first time, Astaire dancing on the ceiling in Royal Wedding (1951) and swirling with Cyd Charisse in The Wheel of Fortune (1953) or in Silk Stockings (1957), but in the best of the party , the sequence was cut to get another. Where they hid the full movies? At that time, the Metro was being shredded as a corporation, the studio was sold, whole scenes had been demolished and the body belonged to several companies who do not understand. Hence the state of affairs in this centennial of Fred, is this: all his films are available in one form or another - VHS or videodisc. The catalog is insignificant on DVD, but DVD is still in its infancy and will improve garbage. In contrast, the tracks of all his films - among them what he did with Rita Hayworth at Columbia, as the Compass of Love (1941) and Beautiful as ever (1942), and Bing Crosby at Paramount, such as Two Weeks Pleasure (1941) and Unfinished Romance (1945) - exist on CD, some even in different versions. None of this was released in Brazil, but what difference does it make? With a relatively easy to import, globalization and the Internet, those who like that stuff no longer have any problem to buy it.
   Astaire also had a key role in the history of American popular music. Their interpretation and musicality, combined with outstanding choreography meant that today over thirty songs are immediately identified by the audience with her figure. George Gerschwin, Cole Porter, Jerome Kern and Irving Berlin were just some of the composers who created music specifically for it.

   In 1959 he accepted an invitation to direct and produce a television special, which would enjoy carte blanche to do whatever you want. Called Hermes Pan, who introduced him to the young dancer Barry Chase. The result was "An Evening With Fred Astaire, whose enormous success has led the implementation of two programs in 1960 and 61. The series scooped more than forty awards. Afterwards, Astaire only accepted invitations to act, and no more dancing. In 1981 the American Film Institute awarded him the "Life Achievement Award, a special award for all his work.
   Before Fred Astaire film debut, the dancers appeared in films just "share" their feet, heads and torsos were composed in the editing room. Astaire, in turn, required to be full-body shot. For that long trials were needed - once went three months with ten hours of work, with repetitions performed step by step and camera movements accompanying choreography. In his films, Astaire could give new excitement to dance, she was full of trite or interpretation tragicidade.Sua enriched themselves by what James Cagney called "the touch of the vagabond." Always dressed in a strict sense, his charm has become legendary.
   He made his first appearance on stage at age five with his sister Adele, who accompanied him in music magazines in anos1920 in London. Made her film debut in 1915, making a small tip and in 1933 with Joan Crawford in Dancing Lady. That same year he served the first of a series of ten films alongside Ginger Rogers. The two formed a partnership impeccable (he gave her class, she gave him fri-appeal, once explained a studio head). Hollywood was right to give him a special Oscar in 1949 for his contribution to the technique of film music. Ginger Rogers of course was the one who handed him the award. appeared alongside Fred and Adele Astaire in 1921.
   In 1933 he married Phyllis Potter, who died in 1954 with whom he had two sons, Fred and Ava He left in 1968 to be a dancer to interpret through dramatic roles. Outside the studio did not like to dance and said that the ballroom dancing bored him. Big fan of horse racing, remarried in 1980 with the jockey Robbin Smith, 35 years younger than him.

   The American architect Frank O. Gehry designed a building in Prague, Czech Republic, in honor of the couple Fred & Ginger. The building takes the form of the couple and seems to show them in full dance.

Um comentário:

  1. Oi Lilinda... é o Fred... tudo joia... Sumida demais
    tô com muitissimas saudades. Ai moça tô passando algumas horas akê no se BROG... kkk muito bom como quase tudo que vc faz né moça... Aki visita o meu tmb... comecei agora... tá um tempo sem atualização... mas no proximo finde eu vou colocar atualização tá, especialmente pra gente especial como vc... Falw abraço... ah o link do meu blog: www.livingcrazily.blogspot.com

    ResponderExcluir